Guias BIM ABDI-MDIC

No próximo dia 06 de Julho de 2017 ocorrerá, na sede da Eletrobrás no Rio de Janeiro, mais uma Reunião de Consolidação de Textos dos GUIAS BIM. Nessa reunião, serão consolidados os textos dos volumes 4 e 5 do projeto.

A elaboração da coletânea Guias BIM ABDI-MDIC está sendo coordenada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e tem como principal objetivo “apresentar o BIM sob vários aspectos necessários para compreensão e capacitação de profissionais e contratantes, sobretudo aqueles que participam da contratação ou licitação de obras públicas”. É um guia de 6 volumes que visa orientar a implantação, contratação, coordenação e desenvolvimento de processo de projeto usando a Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Em breve serão disponibilizados os seguintes Guias:

  • Guia 1: O Processo de Projeto BIM

    Nesse guia serão apresentados os principais conceitos e processos BIM, abrangendo seus fluxos e usos desde a concepção até o pós-obra:  A modelagem dos componentes BIM e suas especificidades; a relação do BIM com as diversas áreas da indústria da construção – da fabricação de componentes e coordenação modular, do relacionamento do BIM com a nova norma de desempenho e as novas normas ISO, e a comunicação e coordenação de projetos BIM

  • Guia 2: Classificação da Informação no BIM

    Apresenta a aplicação da classificação da informação no BIM de acordo com vários sistemas de classificação existentes, a adequação à NBR 15965, e como a classificação pode contribuir para a automação de diversas tarefas a partir do modelo BIM e sua relação com a documentação extraída.

  • Guia 3: BIM na quantificação, orçamentação, planejamento e gestão de serviços da construção

    Apresenta as diretrizes para a extração de quantitativos de serviços, equipamentos e materiais para uso em estimativas e desenvolvimento de estimativas, bem como análises de custos, planejamento da execução e sistemas de gestão para obras baseadas em projetos BIM.

  • Guia 4: Contratação e  elaboração de projetos BIM na arquitetura e engenharia

    Apresenta as principais questões a serem definidas nos editais e/ou contratos para elaboração e acompanhamento de projetos e obras em BIM e a metodologia para desenvolvimento de projetos BIM de diferentes disciplinas, assim como as questões de autoria de modelos, objetos e dados.

  • Guia 5: Avaliação de desempenho energético em projetos BIM

    Apresenta as possibilidades de avaliação de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento do projeto, os requisitos do modelo para viabilizar a avaliação e etiquetagem em modelos e projetos BIM.

  • Guia 6: A implantação de processos BIM

    Apresenta as diretrizes para o planejamento da implantação de BIM nas organizações: diagnóstico, definição de metas, roadmap estratégico, plano de implantação nas quatro dimensões do BIM (tecnologia, processos, pessoas e procedimentos), gerenciamento da implantação.

  • ANEXO: Plano de Execução BIM e Fluxograma do Processo de Projeto BIM

    Conjunto de planilhas e fluxogramas disponibilizadas em formatos impressos e em arquivos digitais editáveis.

Fique Ligado:

Os Guias BIM ABDI-MDIC serão publicados no site http://www.guiasbim.com.br/.

Compartilhe...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *